Programas e Projetos

MeuPropósito Aprende

Através do programa “MeuPropósito Aprende” os projetos apresentados pela Meu Propósito objetivam inserir a cidadania financeira na formação das pessoas através da assimilação dos conceitos de educação financeira. Desta forma, espera-se contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente do indivíduo e seus familiares, ajudando-os a conquistarem sonhos individuais e coletivos e a protagonizar suas trajetórias de vida.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A PESSOA IDOSA

O objetivo do programa Educação Financeira para a Pessoa Idosa é promover, por meio da cidadania financeira, a melhoria da qualidade de vida dos idosos, assegurando seus direitos e valorizando a sua participação na sociedade.

A educação financeira traz diversos benefícios ao idoso, entre os quais citam-se: possibilitar o equilíbrio das finanças pessoais e aposentadoria, preparar para o enfrentamento de imprevistos financeiros, qualificar para o bom uso do sistema financeiro, reduzir a possibilidade de o indivíduo cair em fraudes, preparar o caminho para o planejamento sucessório, enfim, tornar a vida melhor.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES

O programa “Meu Propósito Empreende” busca difundir e orientar o conhecimento em educação financeira aos futuros e atuais empreendedores, sejam eles micro, pequenos ou informais.

A finalidade deste programa é levar a educação financeira com foco na gestão financeira de empresas, diferenciando-as das finanças pessoais do empreendedor, aplicando os conceitos de análise financeira e avaliação de riscos ao criar métodos para a tomada de decisão em gestão financeira.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA AUTÔNOMOS

Se por um lado o profissional autônomo possui a tranquilidade de não precisar “bater ponto”, ter um chefe e comprovar produtividade, por outro, os riscos de atuar por conta própria são de sua total responsabilidade, o que significa dizer que ele precisará administrar os seus lucros, prejuízos, benefícios trabalhistas, aposentadoria, dentre outros.

Diante destes fatores, o programa Educação Financeira para Autônomos foi desenvolvido para que este profissional saiba fazer um controle financeiro do seu negócio, a fim de criar um planejamento eficiente para administrar os fluxos de receitas e despesas.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ELAS

Durante séculos elas foram financeiramente dependentes dos seus maridos ou pais, assim, por muito tempo, falar de temas relacionados a dinheiro, economia e finanças não faziam parte dos assuntos femininos.

Nos dias atuais, cada vez mais as mulheres têm sido responsáveis por decidir suas vidas, incluindo cuidar das finanças da família, pagar as contas e controlar os gastos. Além disso, já é realidade para muitas mulheres o casamento tardio, ser mãe solteira, o aumento do número de divórcios, a necessidade de cuidar sozinha de seus filhos e o controle financeiro da casa.

Portanto, o projeto Educação Financeira para Elas busca orientar financeiramente essas mulheres no planejamento financeiro, na elaboração do orçamento familiar e formação de uma reserva financeira

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODOS

A educação financeira garante uma melhor qualidade de vida e a possibilidade de um futuro próspero ao expor competências e habilidades que propiciam ao indivíduo desenvolver a sua representatividade na sociedade.

Desta forma, o programa Educação Financeira para Todos tem por objetivo difundir a cultura financeira em áreas de vulnerabilidade social, possibilitando que as pessoas que estão em processo de exclusão social devido ao seus desequilíbrio socioeconômico, usufruam dos mesmos direitos e deveres dos outros cidadãos.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA UNIVERSITÁRIOS

Hoje, mais do que nunca, não basta ter uma boa formação e um bom emprego para se dar bem financeiramente. As conquistas ao longo da vida dependerão, e muito, da capacidade em tomar boas decisões financeiras.

Poucos universitários tiveram a oportunidade de aprender sobre educação financeira na infância e, por isso, a maioria apresenta muitas dúvidas e inseguranças no que se refere a tomada de decisões, projeção de futuro, e administração dos recursos financeiros.

Neste sentido, o programa Educação Financeira para Universitários  tem por objetivo ensinar ao universitário a lidar com o dinheiro nessa fase da vida, trazendo à tona a importância de se pensar no futuro com responsabilidade e consciência, pois uma decisão errada no presente pode significar problemas financeiros mais pra frente.

MeuPropósito Pesquisa

Formado por dois núcleos de pesquisas contendo uma equipe de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno das linhas de pesquisa e áreas do conhecimento em finanças, educação financeira e políticas públicas, com o objetivo de desenvolver conhecimento científico.

NÚCLEO DE PESQUISA EM FINANÇAS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Pesquisador responsável: Dr. Odilon Saturnino

Link da plataforma lattes: http://lattes.cnpq.br/5040416530597539 target=”_blank”

O Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira – NUPEFI tem como objetivo descrever os níveis de educação financeira nos âmbitos de: conhecimento, comportamento e atitude dos indivíduos, conscientizando-os quanto a decisões de consumo, investimento, previdência, crédito, planejamento, seguro, direitos, deveres e sustentabilidade econômica, nos contextos que definem as suas linhas de pesquisa: Empreendedor, autônomo, universitário; gerencial, investidor, social e habitacional.

As pesquisas desenvolvidas pelas equipes do NUPEFI nos segmentos já descritos, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba – IFPB, permitem a obtenção de resultados para ações direcionadas da ONG Meu Propósito em seus eixos de atuação, por que possibilitam o efetivo conhecimento do público-alvo em cada projeto e orientam quanto a palestras, minicursos, oficinas,  orientações individualizadas, encontros de pesquisa e extensão, entre outras atividades. O NUPEFI também estabelece parcerias com outras instituições de ensino no Brasil, mapeando os níveis de Educação Financeira de cidadãos tanto no Nordeste como também em outras regiões brasileiras.

NÚCLEO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADA A EDUCAÇÃO

Pesquisador responsável: Dr. Rodrigo Arruda

Link da plataforma lattes: http://lattes.cnpq.br/7005841966374309 target=”_blank”

A MeuPropósito objetiva transformar os estudos científicos em instrumentos para formação de políticas públicas em educação financeira que atinjam jovens, adultos e idosos e os conduzam a uma melhor gestão da vida financeira. Para isso, a organização pretende, através de parcerias com iniciativas públicas e privadas de fomento à pesquisa, contribuir para a introdução do ensino de Educação Financeira nas escolas e universidades, possibilitando a reeducação financeira e o aprendizado dos agentes envolvidos nos projetos da instituição.

Parceiros

O programa busca difundir gratuitamente o conhecimento em educação financeira entre empreendedores e empresas,  sejam elas micro, pequenas ou informais, através de cursos, palestras e seminários com foco em orientação no planejamento financeiro pessoal e empresarial.

 

Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Secured By miniOrange